Um método revolucionário para conservar alimentos
1795. Nicolas Appert descobre que, quando fechados em frascos de vidro e aquecidos no banho-maria, os alimentos se conservam por muito tempo, sem perder as suas propriedades.
Nisso, antes mesmo de Louis Pasteur e dos primórdios da microbiologia, Monsieur Appert acabou de inventar um método revolucionário para conservar alimentos.
E em 1802, ele abre a primeira fábrica de conservas do mundo.
A arte de conservar por vários anos todas as substâncias de origem animal e vegetal
Em 1810, o grande inventor e industrial registra as suas descobertas em um grande livro:
« Le livre de tous les ménages, ou l´art de conserver, pendant plusieurs années, toutes les substances animales et végétales »
Em Português, dá para traduzir este título por:
« A arte de conservar por vários anos todas as substâncias de origem animal e vegetal »
A obra pioneira começa com estas palavras:
« Todos os meios até agora concebidos para conservar os alimentos ou substâncias medicinais se reduzem a dois métodos principais, um onde se usa a dessecação, outro onde se adiciona uma substância para evitar a fermentação e putrefação. »
E o livro segue com a explicação do seu novo método, a embalagem moderna.
Foi mais de 200 anos atrás...
O abridor de lata só foi inventado meio século depois da lata
Não tardou para que o revolucionário método de conservação dos alimentos desenvolvido por Nicolas Appert seja copiado pelos Ingleses.
Não pagaram nada ao inventor francês, mas lhe deram o título de "benfeitor da humanidade"... Aproveitaram também para aperfeiçoar a técnica, substituindo a garrafa de vidro por uma lata de aço, muito mais resistente.
Aliás, já reparou que garrafas de champagne são mais grossas que as outras garrafas de vinho?
É para resistir à pressão do gás que supera os 4 bars. E por causa desta resistência excepcional que, em 1795, Nicolas Appert confeccionou as primeiras conservas dentro de uma garrafa de champagne, inventando já bem antes.
Além de ser péssima para guardar o champagne, a lata dos Ingleses tinha outra grande desvantagem: era muito difícil de abrir...
O primeiro abridor de lata só será inventado meio século depois, em 1850, por Monsieur Léon-Bernard Claverie, outro Francês do qual ainda temos os desenhos técnicos de patente.
Patente do abridor de lata, Monsieur Claverie, 1850 |
Desde então, as técnicas evoluíram bastante. Mas ainda devem muito à invenção do Monsieur Appert, o pai da embalagem moderna!
Posts relacionados
Você também vai gostar de:- Como a invenção do tubo de pintura possibilitou o impressionismo?
- Qual foi a primeira embalagem multicamada?
Out/15.
No comments:
Post a Comment