EMBALAGENS AUTO-AQUECÍVEIS E AUTO-REFRIGERANTES

E se as bebidas fossem resfriadas apenas na hora do consumo, quanta energia iria economizar?

Sachês auto-refrigerantes da ScaldoPack

Obviamente, embutir este tipo de tecnologia de auto-refrigeração dentro de um sachê individual implica uma quantidade significativa de recursos adicionais. E existem outras formas de refrigeração mais eficientes, coletivas, não individualizadas. Assim, poderíamos rapidamente concluir que estas embalagens auto-refrigerantes são necessariamente dispendiosas em termos energéticos. Mas já sabemos o quanto incorretas costumam ser estas avaliações que só consideram a embalagem em si [...]
 

Sachês auto-refrigerantes


As críticas ambientais contra os sachês são frequentes. Reconhecem a sua leveza, mas ressaltam a sua baixa reciclabilidade e, por isso, o fato que gera grandes quantidades de resíduos adicionais nos aterros. Mas estas críticas esquecem que alternativas de embalagem com maiores índices de reciclagem que o sachê são sempre muito mais voluminosas e que, no final, apenas a fração não-reciclada destas alternativas já representa um volume de resíduos aterrados maior que todos os sachês equivalentes.

Da mesma forma, uma tecnologia de sachês auto-refrigerantes pode inicialmente aparecer como mais um gadget desnecessário e custoso. Mas uma análise mais correta em uma perspectiva de ciclo de vida leva a resultados diferentes e a conclusões que podem soar contra-intuitivas à primeira vista.

Já pensou na quantidade de energia que se gasta para manter bebidas refrigeradas durante longos períodos? Pense, por exemplo, na geladeira da sua casa, nos refrigeradores das lojas de conveniência e em todos os frigobares de quartos de hotéis, todos ligados 24 horas por dia. Muitas das bebidas ali guardadas realmente só precisariam ser resfriadas na hora do consumo. E o consumo de energia seria muito menor, certo?

Sachês da ScaldoPack podem reduzir a temperatura de 200 mL de produto de 13°C em apenas 3 minutos.

Note que a reação química utilizada para esfriar as embalagens da ScaldoPack é baseada em sais ricos em nitrogênio. São biodegradáveis e, caso engolidos acidentalmente, inofensivos em pequenas quantidades. No entanto, não devem ser ingeridos intencionalmente.


 


Sachês auto-aquecíveis

Sachês auto-aquecíveis da ScaldoPack

Sim, existem também embalagens que podem auto-aquecer o seu conteúdo! A tecnologia não é tão nova assim e abrange outras formas e tipos de embalagem que apenas os sachês. Podemos citar os produtos das empresas HotCan e Hot Pack Meals.



É relativamente fácil imaginar os ganhos energéticos que um sistema de auto-refrigeração podem trazer em determinadas situações. Já, é mais difícil no caso do sistema auto-aquecível. Mas este conceito não serve apenas para poupar energia...

Viajantes podem saciar a sua sede com um isotônico ou um chá refrigerado ou aquecido na hora, no próprio recipiente. Acidentados podem ser socorridos em situações de emergência com compressas esterilizadas e soluções aquecidas no próprio local de atendimento. Os dois ingredientes de colas de construção podem ser misturados e reagir com o calor no próprio canteiros de obras.


Você pode imaginar outras aplicações para estas tecnologias excepcionais? 



Posts relacionados



Out/15.

No comments:

Post a Comment