« Cada tipo de alimento tem uma condição atmosférica ideal para a sua preservação.
O objetivo das embalagens com atmosfera modificada é criar as condições ideais para o retardamento da deterioração de cada um deles. »
Esta citação provem do excelente relatório intitulado "The Value of Flexible Packaging in Extending Shelf Life and Reducing Food Waste", elaborado pela McEwen Associates para a Flexible Packaging Association dos EUA (FPA) em 2014, e disponível gratuitamente na internet [...]
Em 2015, com a autorização da FPA, este documento de cerca de 40 páginas foi trazido para o Brasil em Português pela Associação Brasileira de Embalagem, a ABRE: "O Valor das Embalagens Flexíveis no Aumento da Vida Útil e na Redução do Desperdício de Alimentos", e também disponibilizado de graça na internet.
A FPA contratou uma consultoria para elaborar este material justamente porque não havia nada similar. Faltava. E o resultado foi particularmente satisfatório: muitas informações valiosas condensadas em um documento só!
O conteúdo não é tão superficial e generalizador quanto muitas publicações de popularização sobre o tema, mas também não é tão técnico e particular quanto artigos de pesquisa. E a nova formatação e paginação realizadas pela ABRE foram particularmente bem sucedidas.
Encontra-se, por exemplo, um excelente resumo do estado da pesquisa sobre as atitudes dos consumidores quanto ao desperdícios de alimentos e os impactos ambientais das embalagens. E há também um excelente resumo das tecnologias por trás das embalagens ativas, das embalagens a vácuo e das embalagens com atmosfera modificada, tanto para carnes bovinas, aves e peixes, quanto para frutas e verduras.
Um dos principais trunfos do trabalho é uma bela compilação das pesquisas acadêmicas mais recentes que demonstram aumentos de vida útil para vários tipos de alimentos graças a utilização de embalagens flexíveis específicas. A carne moída refrigerada, por exemplo, passa de apenas 3 dias de vida útil sem embalagem a cerca de 30 dias em uma embalagem com atmosfera modificada.
Tabela de exemplos de vidas úteis prolongadas graças a embalagens flexíveis
|
Eu mesmo tive o privilégio de cuidar da tradução. E devo confessar que lutei um pouco com alguns termos técnicos. Como se diz mesmo "mango anthracnose and stem-end rot" em Português...?
Pela importância do seu conteúdo, só posso recomendar uma leitura atenta a qualquer profissional envolvido com embalagens. Afinal, não é por acaso que a ABRE utilizou (temporariamente) a capa desta publicação como capa da sua página Facebook e do seu próprio site...
Vale finalizar com mais uma citação:
« E é nesse momento, no fim de vida, que a embalagem se transforma de algo útil e de valor para algo que já não tem mais esse valor...»
Posts relacionados
Você também vai gostar de:
Out/15.
No comments:
Post a Comment